segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

notícia?

Para ser sincera, já estou para escrever sobre isto há algum tempo. Quero falar de coisas. Coisas que me ensinaram e coisas que – a meu ver – não valem a pena.
Vou começar com uma definição:

notícia
do Lat. notitia
s. f.,

relatório ou informação sobre um acontecimento recente;
aquilo que se ouve pela primeira vez;
assunto de interesse, matéria adequada para jornal e noticiários de rádio e/ou televisão;
conhecimento;
informação;
noção;
nota;
observação;
apontamento;
resumo;
exposição sucinta;
breve relação;
memória, biografia, escrito sobre qualquer assunto de interesse;
nota histórica ou científica;
lembrança;
recordação;
nova;
novidade.

Sempre me ensinaram que eram importante ver as notícias na televisão, na rádio ou até ler o jornal para não ser ignorante e saber o que se passa no mundo. No entanto, hoje isso pouco me interessa. E porquê?
Quais são as notícias de hoje? “Guerra”, “Morreram não sei quantas pessoas em Israel”, “Corrupções”…
De há uns tempos para cá que sempre que vejo as notícias – que já se tornam raras as vezes que as vejo – que fico a saber exactamente o mesmo.
Como disse um tio meu um dia destes “para mim, isto já não são notícias. Se notícia é sinónimo de novidade, então para mim, notícia seria se ligasse a televisão e ouvisse «Dia sem explosões e mortes em Israel»”. Concordo 100% com ele. Não tiro nem ponho nada ao que ele disse.
Porque será que apenas fazem notícias com o que se passa de mau? Ou vão-me dizer que o mundo está tão, mas tão mal que nada de bom acontece?
Isto faz-me pensar que viver na minha é bem melhor que viver com conhecimento. Ao menos, e apesar de também ter os meus problemas, consigo perceber que o meu mundo é bem melhor que o mundo lá fora.
Assaltos, Tiroteios, Guerra, Política foleira – desculpem-me o termo. Tudo isto é igual a todos os dias e tudo isto deixou de ser notícia há muito tempo, mas como não há nada de mais para se falar, não há temas interessantes, não há estreias de espectáculos, não há nada de novo.
Porque é que não se inclui mais cultura nos Telejornais? Não se queixam tantas vezes que Portugal é um país pouco cultural? Então, façam por que seja mais. Que se divulgue mais.
Raramente se ouve falar de Arte nas notícias… raramente se ouve falar nos grandes talentos que por aí andam; tanto desportivos (que há tantos) como em todas as outras áreas.
Era isto que tinha para dizer há uns meses. Talvez não tenha saído exactamente como tinha planeado mas disse tudo o que tinha para dizer.

Fica ao vosso dispor o que fazer com ele: meditar ou dar a vossa opinião sobre ele.

1 comentário:

Mia disse...

é sempre melhor vivermos na nossa. todos os dias acordo com a sensação de que se não fizer por me esquecer de tudo o que se passa lá fora, vou ser infeliz. porque tudo o que se passa fora destas quatro paredes tem tanto que se lhe diga. não que tudo seja mau, porque não é, mas com tudo o que corre nos dias de hoje, as pessoas têm o mau hábito de fazer sobressair tudo o que é mau (ou muito mau). assim como tu, tenho a certeza de que existem por aí muitas coisas boas a acontecer... mas, infelizmente, as pessoas teimam em esconde-las com medo de serem gozadas por isso. É a merda do mundo em que vivemos. Cheio de preconceitos, pessoas que não sabem o que andam a fazer, pessoas que têm medo de mostrar quem são e da felicidade que trazem consigo. Porque é preciso ser-se corajoso para se admitir, com todas as letras, que se é feliz. Porquê? Porque conseguir ser-se feliz é uma coisa cada vez mais rara, e difícil.

*